Se você está lendo este artigo, você está à frente da maioria – pelo menos em ampliar seu negócio e em conceitos de liderança. Grandes líderes são grandes aprendizes – mas infelizmente, a maioria dos executivos desprezam artigos sobre liderança, achando que nenhum artigo ou livro – muito menos uma aula – ajuda mais do que experiência de vida.

Isso até pode ser verdade, mas experiência em liderança é difícil de adquirir – eu acredito que qualquer um pode ser bem-sucedido nos próximos degraus da carreira – através de preparação.  Aqui vão 10 dicas para gerenciar seu desenvolvimento em liderança:

“Afie” sua mente para aprender

Em primeiro lugar, você precisa dar valor ao aprendizado. Em um artigo publicado (em inglês) no McKinsey Quarterly, Tom Peters falou sobre a importância de líderes terem “tempo livre” – até metade do tempo sem compromissos agendados. O que fazer com esse tempo? O conselho dele é: “Uma forma de lidar com a velocidade louca das mudanças é focar a vida em desenvolvimento pessoal, em aprender coisas novas.” Então, reserve tempo regularmente para aprender!

Liderança não é acertar todas

Uma grande diferença entre grandes líderes e líderes medíocres é a disposição de avaliar ações e decisões passadas, e trabalhar para melhorar as futuras. Se você é um CEO ou executivo de alto nível, escolha alguém para ser um “advogado do Diabo” para todas as grandes decisões. Isso pode ajudar a tomar decisões melhores e prevenir “vícios” nos processos decisórios (veja artigo em inglês sobre isso).

Leia, leia, leia!

Na mesma entrevista, Tom Peters disse: “Eu estava num jantar há pouco tempo, com um camarada que é provavelmente um dos ‘dez mais’ do mundo em finanças. E no meio da conversa ele disse: ‘Você sabe qual é o maior problema com CEOs de grandes empresas? Eles leem muito pouco!'” Leia muito, não só notícias, mas também sobre outros assuntos que podem alargar sua mente – como história, por exemplo. Eu sou um leitor ávido de livros sobre Administração, e sempre encontro ideias que posso usar no meu trabalho.

Escreva, escreva!

Escrever traz muito benefícios para líderes. Pode ajudar a “dominar” o conteúdo, melhorar seu senso crítico, e ampliar a comunicação com seus diferentes “públicos”, inclusive funcionários. Quanto mais você publicar, melhor vai ser a qualidade do que você escreve. E isso também pode ajudar a torná-lo mais conhecido como “expert” em sua área.

Volte à escola

Livros e artigos ajudam, mas não são tudo. [O autor] ministra um curso anual para CEOs, e ele menciona que “para mim, esses CEOs já estão à frente no jogo, só por virem ao Curso”. Isso mostra que estão comprometidos com treinamento, e mesmo no nível que estão deram um jeito de arrumar tempo. Além disso, pode ser uma ótima oportunidade para “networking”…

Liderança é ensinar o que você sabe

Liderança é ensinarAna Maria Sencovici, do The River Group escreveu que treinar outros é uma das coisas que menos se faz, no desenvolvimento em liderança (veja aqui o artigo original em inglês). Isso é uma grande verdade. A melhor forma de “dominar” uma matéria é tentar transmitir a outros o conhecimento e habilidade que você tem. Você começa a pensar no assunto de ângulos diferentes, e às vezes aprende mais dos seus “alunos” do que eles de você. Aproveite as oportunidades para ensinar outros!

Desenvolva auto-consciência

Pode parecer óbvio, mas auto-consciência é crítica para uma boa liderança. Mary Jo Asmus, que faz coaching para executivos, escreveu que os melhores líderes “descobrem os próprios alvos pela auto-consciência“. “Ao mesmo tempo que observam outros” durante as atividades normais do trabalho, eles observam asi mesmos – e daí tiram tempo para analisar o que observaram, e ver como podem progredir.

Colecione Feedback

Mary Asmus também escreveu que os grandes líderes “pedem” feedback. Você deve fazer isso sempre – peça feedback de seus funcionários, seu Conselho de Administração, e qualquer um que possa dar algo de valor. Crie um mecanismo para que os funcionários possam enviar comentários anônimos, ou contrate uma empres especializada.

Encontre Mentores

Desenvolva relacionamentos com pessoas que já fizeram o que você faz. Falando de feedback, mentores ou coaches normalmente estão em uma posição onde podem dar conselhos objetivos que você não vai conseguir dentro da Empresa. Encontre alguém que faça comentários honestos, sem “dourar a pilula”.

Cultive Relacionamentos com seus Pares

Peer relationshipsÉ bom desenvolver relacionamentos com tantos quantos for possível, dentro de sua área de atividade. Isso ajuda muito a se manter atualizado com novidades e a ter novas ideias e perspectivas. Os relacionamentos que você forma dentro de sua área com certeza vão trazer grande valor às empresas que você dirigir.

Não deixe que o ritmo do seu dia-a-dia o impeça de desenvolver suas habilidades de liderança. Afinal de contas, a dinâmica atual do mercado é o principal motivo pelo qual você precisa continuar aprendendo.

 

Traduzido e adaptado do artigo 10 Ways to Maximize Your Professional Development, de Joel Trammell, publicado em 24 de junho de 2016 no site www.inc.com.


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