Dicas para falar em público – Como preparar um esboço

Há quem diga que as pessoas têm mais medo de falar em público do que da morte – e de aranhas… Mesmo que você não chegue a esse ponto, provavelmente sente um “frio na barriga” quando precisa fazer uma apresentação. Este post traz dicas para uma etapa: a preparação do esboço.

Escolha um Tema

Se você já recebeu um tema, tanto melhor. Se recebeu apenas um assunto vago, transforme em algo mais específico, que os ouvintes lembrem e possam aplicar imediatamente. Por exemplo: ao invés de falar sobre “Liderança”, anuncie sua palestra como “Você tem ‘jeito’ para ser líder? Pode desenvolver?”, por exemplo.

 

O que ouvintes já sabem

Não adianta “chover no molhado” – com a internet, todo mundo [acha que] sabe tudo sobre qualquer coisa. Conheça sua assistência, e apresente algo novo, no conteúdo ou na forma: Pode ser que eles já tenham ouvido uma palestra sobre o mesmo tema, mas será que já viram aplicação prática? Exemplos? Histórias de pessoas que usaram o material? Pesquisa entre os alunos para verificar o que pensam sobre o assunto?

Não é você – é o assunto

Quando você vai falar em público, o mais importante não é você – é o material que você vai apresentar. Se você estiver convencido de que tem algo de valor para mostrar, vai ficar mais confiante, entusiasmado com o assunto – e isso vai transparecer na sua apresentação. Pense sempre no benefício que você está trazendo – os elogios são consequência, não causa

Pense na “Estrutura”

Pense em sua apresentação como uma árvore:

  • Raiz – suas fontes de informação (invisíveis ao ouvinte, mas que sustentam seus argumentos)
  • Tronco – seu tema (todo o resto deve estar ligado a ele)
  • Galhos – os pontos principais (poucos – senão ninguém vai lembrar)
  • Os ramos menores com folhas e frutos – as frases que você efetivamente vai pronunciar.

Roteiro – Guia pela estrutura

À medida que você fala, seus ouvintes devem poder “enxergar” sua estrutura – como se você estivesse desenhando. Se você usar ajuda visual (Power Point ou similar), mostre a estrutura – cada argumento relacionado a um ponto principal, e cada ponto principal relacionado ao tema.

Falar em público – é possível sobreviver!

Sim, é possível dominar a arte de falar em público – e até de tornar-se um bom orador. Em posts futuros falaremos sobre outros aspectos em que você pode se desenvolver – fique ligado!

Gostou? Não? Quer outro assunto? Comente!

Conheça os Cursos Gratuitos da Trilia

Responda nossa pesquisa e concorra a até dois Cursos por mês!

Visite nossa páginae inscreva-se – estamos sempre preparando novidades!

Curta nossa página no Facebook, para receber os artigos que publicamos semanalmente no blog.

Conheça nosso canal no YouTube e veja o que já estamos fazendo.

Um abraço,

contribua com um comentário

Que tal um belo desconto nos cursos da trilia?
Responda o formulário

Workshop de Angular

Receba mais informações e participe deste evento!
ENVIAR
close-link