Glossário de termos de Treinamento – Parte 1

Você sabe do quê está falando?

Muita gente está envolvida em algum aspecto de treinamento e desenvolvimento – cursos, eventos, coaching, mentoria, etc. – sem realmente saber muito sobre o assunto. E como todos nós temos uma certa “vergonha” de perguntar, às vezes perdemos informação, ou até cometemos enganos, pela falta de conhecimento..

Este artigo é o primeiro de uma série com os termos relacionados a treinamento. O objetivo é auxiliar a todos os envolvidos nessa atividade a não apenas identificar corretamente o que estão fazendo, mas também conhecer outras formas e técnicas que possam lhes auxiliar. Então, vamos lá:

Glossário de Treinamento – Parte 1

EAD

Sigla (acronym, em inglês) para Ensino à Distância. Como o nome indica, aplica-se ao treinamento em que instrutor e aluno(s) não ficam no mesmo local. Muita gente acha que EAD é a mesma coisa que “e-learning” (veja abaixo), mas são diferentes. O Instituto Universal Brasileiro, por exemplo, já fazia EAD por correspondência – muito antes de computadores ou internet. Também pode ser chamado de remoto.

E-learning

Electronic learning” – treinamento utilizando meios eletrônicos. Nem sempre é EAD – por exemplo, um curso em que o instrutor usa vídeos pode ser chamado de e-learning, mas não é EAD. EAD e e-learning podem ser utilizados simultaneamente, mas não são a mesma coisa.

Síncrono

Instrutor e aluno(s) estão presentes ao mesmo tempo, mesmo que em locais diferentes. Por exemplo: Uso de ferramentas de chat ou telefone, como Skype, Google Hangouts, e outras específicas para treinamento online.

Assíncrono

Treinamento gravado – o aluno assiste vídeos, lê material na tela ou impresso, podendo ou não ter suporte do instrutor.

Presencial

Aluno e instrutores estão no mesmo local ao mesmo tempo. O treinamento pode ser apenas verbal, ou acompanhado por materiais físicos ou eletrônicos.

Workshop

Treinamento e aplicação prática conjugados – pode ser na mesma sessão, no mesmo dia, ou no mesmo evento, presencial ou não.

Em resumo:

Resumo tipos treinamento

Você tem interesse neste assunto?

Deixe um comentário abaixo, sobre este post e/ou com sugestões para outros termos/outros posts.

Visite nossa páginae inscreva-se – estamos sempre preparando novidades!

Curta nossa página no Facebook, para receber os artigos que publicamos semanalmente no blog.

Conheça nosso canal no YouTube e veja o que já estamos fazendo.

Um abraço,

Ricardo Monteiro – equipe Trilia

contribua com um comentário

Que tal um belo desconto nos cursos da trilia?
Responda o formulário

Workshop de Angular

Receba mais informações e participe deste evento!
ENVIAR
close-link