Desenvolva suas habilidades de atendimento a clientes – I

Cada vez mais Empresas trabalham com uma outra forma de atendimento a clientes. Mesmo que você não trabalhe com Suporte Técnico ou Telemarketing, há muitas situações diferentes em que você vai precisar das habilidades de um bom atendimento a cliente. Lojas de varejo, recepção, e mesmo um atendimento telefônico ocasional – quem pode dizer que nunca vai passar por uma dessas situações? Se você está procurando emprego – ou mesmo se já tem – é muito importante analisar se você está preparado para dar um bom atendimento aos clientes.

O que a Empresa está procurando?

Se a Empresa lida diretamente com o cliente final (o que se chama de “B2C” – “Businness to Customer”), vai olhar bem de perto para sua qualificação em atendimento. Então, se você está procurando emprego, aprenda sobre a Empresa – por exemplo:

 

 

 

Com essas informações, você vai entender o perfil da Empresa, e poderá se preparar melhor. Como?

  • No Curriculum: Destaque as habilidades que estão mais relacionadas com o perfil da Empresa;
  • Na carta de apresentação (ou corpo do e-mail): Faça uma breve lista com as habilidades que serão mais úteis para a Empresa. Seja o mais específico possível (“proativo”, “focado em resultados” não diz muita coisa…) Cite experiências anteriores, se possível – não o nome do cargo, mas as atividades que você realizou.

Destaque suas melhores habilidades

Mesmo que você tenha muitas qualidades excelentes, resista à tentação de listar todas – seu entrevistador vai achar que você está “chutando” o que ele precisa.

Você tem atenção a detalhes? Consegue se manter calmo mesmo quando desrespeitado ou sob pressão excessiva? Para atendimento a clientes, estas qualidades são valiosas – mas cuidado: Se você não for sincero, pode perder o emprego na primeira crise…

Mesmo que a vaga não seja para lidar diretamente com clientes, as mesmas habilidades vão ajudar no relacionamento com colegas e com seus superiores. Uma das coisas que o entrevistador quer saber é se você vai “entrar no time”, e as habilidades de atendimento vão ajudar muito nisso. Pode ser que surjam perguntas relacionadas a experiências anteriores, por isso é bom ter em mente alguns eventos – positivos e negativos – que mostrem como você sabe lidar com cada situação.

Algo que também pode ajudar é uma “lista de habilidades”. Às vezes o anúncio menciona “habilidades de relacionamento com clientes”, mas não diz exatamente o que são. Com uma lista, você pode avaliar as suas habilidades e incluir aquelas que são mais úteis para a vaga. Lembre-se que as “ferramentas” necessárias são diferentes para cada trabalho – mesmo que o nome do cargo seja semelhante. Pode acontecer que uma habilidade que você não acha tão importante seja justamente a que o empregador está procurando. Você pode até descobrir que tem mais habilidade de atendimento a clientes do que imaginava.

Exemplos de qualidades para o atendimento a clientes

Na semana que vem vamos postar a segunda parte deste artigo – fique ligado!

(Traduzido e adaptado de “Customer Service Skills List and Examples“, de Alison Doyle)

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Um abraço,

Ricardo Monteiro – equipe Trilia

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