Produtividade pode ser “sufocada” por maus hábitos – Parte I

Hábitos, auto-controle e produtividade

Você sabe porque alguns carros têm 4 parafusos na roda, e outros cinco? Um dos motivos é que um parafuso a menos é mais barato – especialmente quando multiplicado por dezenas de milhares de carros… Os nossos hábitos do dia-a-dia também podem fazer muita diferença na nossa produtividade – por isso, até algo aparentemente “pequeno” merece ser avaliado. O problema é que os maus hábitos vão crescendo aos poucos, e na maioria dos casos não notamos o dano que causam.

‘Hábitos são como correntes – começam tão leves que não os sentimos, mas com o tempo ficam tão fortes que não conseguimos rompê-los’. — Warren Buffett

Eliminar maus hábitos exige auto-controle – muito auto-controle. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do auto-controle ajuda em outros aspectos da vida, de modo que sempre vale a pena.

Em um estudo da Universidade da Pensilvânia, os psicólogos Angela Duckworth e Martin Seligman mediram o QI e os níveis de auto-controle de estudantes no primeiro ano de faculdade, e depois novamente após 4 anos. Observaram que o auto-controle tinha o dobro da influência do QI, nos resultados dos estudantes.

O auto-controle necessário para desenvolver bons hábitos (e eliminar os maus) também é a base para ética e alta produtividade, Auto-controle é como um músculo: quando mais você exercita, mais forte fica.

Exercite seus “músculos” de auto-controle e melhore sua produtividade

Exercite seu auto-controle quebrando esses maus hábitos:

Usar tablets, etc. na cama

Este é um dos grandes – e a maioria das pessoas não percebe que dano causa ao sono e à produtividade. A luz azulada (ondas mais curtas) dos displays influencia sua disposição, energia e qualidade de sono. O sol da manhã tem mais deste tipo de luz, o que diminui a produção da melatonina (hormônio do sono) e faz você ficar mais alerta. No final da tarde, a luz muda, mais melatonina é produzida, e você começa a ficar sonolento. Se você for exposto à luz azulada, isso vai atrabalhar a produção de melatonina e atrapalhar o início e a qualidade do seu sono. A TV não é tão ruim, porque normalmente sentamos mais longe – mas no caso de smartphonestablets, a luz vem diretamente nos olhos, e causa mais dano.

“Surfar” a internet sem objetivo

 

Normalmente, demora cerca de 15 minutos até que você “engrene” uma tarefa. Quando você entra no período de “flow” (corrente), sua produtividade pode aumentar até 5 vezes. Cada vez que você interrompe seu trabalho para olhar notícias, Facebook ou qualquer outra coisa, você começa tudo de novo… Mais 15 minutos até entrar de novo na “corrente” de produtividade. Se você interrompe o ciclo muitas vezes, pode chegar no final do dia sem entrar nem uma vez no estágio de alta produtividade.

Olhar o telefone no meio de uma conversa

Olhar qualquer coisa no telefone joga um “balde de água gelada” em qualquer conversa. Quando você estiver conversando com alguém, coloque toda sua atenção e energias na conversa. Você vai descobrir que as conversas ficam mais agradáveis e eficazes quando você “mergulha” completamente nelas.

To be continued…

Como os hábitos são difíceis de vencer, vamos considerar aos poucos – ainda falta falar de:

  • Excesso de notificações
  • Dizer “sim” quando não deve
  • Ficar “remoendo” sobre gente ruim
  • “Multitarefa” durante reuniões
  • Fofoca
  • Só agir quando tem certeza
  • Comparar a si mesmo com outros

Se preferir, leia o original em inglês: 10 Bad Habits you Must Eliminate from your Daily Routine, por John Barney

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Um abraço,

Ricardo Monteiro – equipe Trilia

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