Como uma Plataforma pode ajudar no seu programa de treinamento

Acredito que todo mundo se identifique com essa frase. Especialmente funcionários, quando se trata de treinamento.

Métodos de ensino “formais” fazem lembrar da escola, e a maioria simplesmente não quer lembrar disso. Todo mundo concorda que o aprendizado contínuo é necessário, mas o ensino tradicional simplesmente “empurra” informação na cabeça dos alunos, da forma que o instrutor acha melhor.

Então, embora os funcionários queiram aprender – como é o trabalho na nova função, como fazer melhor as tarefas, que tecnologias podem usar – o treinamento formal não vai muito longe.

Por isso é tão importante focar em treinamento socialprático. O modelo 70/20/10 muda o foco – ao invés de concentrar em “aulas”, o treinamento é planejado de acordo com as necessidades e características dos treinados.

A realidade é que longas sessões de ensino não são eficazes – não é assim que o cérebro funciona. A maior parte do que for transmitido em aulas formais vai ser esquecido em alguns dias, ou no máximo em um mês.

As pessoas aprendem fazendo – e isso acontece o tempo todo.

Qualquer estratégia de treinamento e desenvolvimento precisa incluir as três partes do modelo 70/20/10, e precisam levar em conta que os “treinandos” de hoje têm necessidades cada vez mais complexas. Se você deixar que eles mesmos obtenham o conhecimento que precisam, esse conhecimento será melhor usado, e não será esquecido tão facilmente.

O aprendizado “Just-in-time” coloca o funcionário no controle – eles aprendem onde, quando, e por quanto tempo eles querem e precisam. A informação é absorvida no ritmo particular de cada um. Esse tipo de treinamento pode ser o segredo para melhorar a eficiência de seus funcionários.

Como uma plataforma de treinamento online pode ajudar

Uma Plataforma LMS é apenas uma das engrenagens de um sistema de treinamento – nada pode substituir as pessoas.  Mas a tecnologia deve ajudar as pessoas em seu esforço para atingir mais eficiência no trabalho, e o uso de uma Plataforma pode ajudar num programa de treinamento “just-in-time”.

O mais importante – e que deve ser prioritário – é ter uma variedade de cursos que foquem o treinamento nas necessidades do funcionário. Módulos curtos, conteúdo multimídia, vídeos interativos, gamificação,  estórias, e até “velfies”, são apenas alguns dos recursos que alimentam o interesse e facilitam o aprendizado.

Com o uso de uma Plataforma, todos os materiais podem ser facilmente armazenados em um repositório central, ao qual todos têm acesso. Os funcionários podem usar tudo ou apenas uma parte, dependendo do tipo de material e treinamento sendo utilizado. Se o material for fácil de encontrar, os funcionários não vão tentar “reinventar a roda”, e vão resolver os problemas mais rapidamente.

Os responsáveis pelo treinamento – designers instrucionais e outros – podem facilmente corrigir erros e manter o material atualizado. No ritmo acelerado em que ocorrem mudanças hoje em dia, as informações ficam rapidamente obsoletas, e passar essas informações aos funcionários não é bom para ninguém. Isso também ajuda no treinamento contínuo.

Uma plataforma também pode ajudar por ferramentas de colaboração, importantes onde o tempo dos funcionários é muito valioso. Mensagens, fórums, FAQs ou outras ferramentas fazem os funcionários se sentirem parte do programa, e auxiliar com troca de ideias e ajuda mútua. Isso é treinamento social – pessoas aprendem muito umas com as outras, sejam funcionários ou líderes.

Outro aspecto importante é que uma Plataforma é responsiva. Cada vez mais é importante que os módulos dos Cursos possam ser utilizados em uma variedade de telas. Isso permite aos funcionários acessar o material em seus smartphonestablets, levando o treinamento para além das paredes da Empresa.

Por último, mas igualmente importante, uma Plataforma permite acompanhar as atividades de dos funcionários, e gerar relatórios. Isso permite avaliar as preferências dos funcionários por módulos, equipamentos, horários, ou tempo gasto em cada aula.

E você? Quais são as suas experiências com treinamento? Em que aspectos adicionais você acha que uma Plataforma pode ajudar no seu local de trabalho? Deixe seu comentário!

Traduzido e adaptado do original em inglês “Just-in-time learning in the workplace”, por Livia M

 

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Um abraço,

Ricardo Monteiro – equipe Trilia

 

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