Produtividade Pode Ser “Sufocada” por Maus Hábitos – Parte II

‘Hábitos são como correntes – começam tão leves que não os sentimos, mas com o tempo ficam tão fortes que não conseguimos rompê-los’. — Warren Buffett

No post da semana passada,  falamos como a falta de controle sobre nossos hábitos pode reduzir – muito! – nossa produtividade. Ainda não leu? Tem umas dicas muito boas!

Nesta segunda parte, vamos continuar a falar sobre os hábitos prejudiciais:

Excesso de Notificações

Você pode achar que um aviso a cada novo e-mail ou mensagem é ser produtivo – dá para responder rápido, certo? Só que não – sua produtividade vai “água abaixo”, e há estudos para mostrar isso. Ao invés de receber avisos imediatos, programe um horário para ler e responder e-mails e mensagens – de hora em hora, por exemplo. Vai ser bem mais produtivo, pode acreditar.

Dizer “sim” quando não deve

Dizer “não” é um grande desafio para muita gente – mas não tenha medo de dizer. Quanto mais difícil for dizer “não”, maior o risco de estresse, burnout e até depressão – tudo isso dificulta muito o auto-controle. Às vezes pode parecer que dizer “é complicado…” ou “vou ver” parece mais fácil, mas na realidade não resolve o problema. Quando você diz um “não” a um novo compromisso, você consegue cumprir os atuais, e evita os efeitos negativos da sobrecarga de atividades.

 

Ficar “remoendo” sobre gente ruim

Você sempre vai enfrentar aquelas pessoas que parecem “grudadas” na sua cabeça. Cada vez que você começar a pensar num colega – ou outra pessoa – que faz seu sangue subir, inverta o pensamento: pense em alguém que positivo, e seja grato por esses relacionamentos. Há muita gente em volta de você que merece sua atençã, e você não querer gastar tempo pensando em gente que não vale a pena.

“Multitarefa” durante reuniões

Sua atenção nunca deveria ficar dividida – especialmente durante reuniões. Se uma reunião não merece sua atenção, por que você fica nela? E se merece, você precisa aproveitar tudo – não apenas um pedaço. Ficar fazendo outras coisas durante uma reunião prejudica você – os outros vão pensar que você se acha mais importante que eles..

 

Fofoca

Gossipers derive pleasure from other people’s misfortunes. It might be fun to peer into somebody else’s personal or professional faux pas at first, but over time, it gets tiring, makes you feel gross and hurts other people. There are too many positives out there and too much to learn from interesting people to waste your time talking about the misfortune of others.

“Great minds discuss ideas, average ones discuss events and small minds discuss people.” — Eleanor Roosevelt

Só agir quando tem certeza

Muitos escritores gastam um tempão “lapidando” os personagens e a história, escrevendo um monte de páginas que não vão ser publicadas – justamente para que as ideias evoluam. Muitas vezes nós “congelamos” na hora de agir porque sabemos que nossas ideias não são perfeitas, e que podemos produzir algo que não é muito bom. Mas como você vai fazer coisas boas se não começar e dar tempo para as ideias evoluírem? Jodi Picoult resumiu bem: “Você pode modificar uma página escrita, mas não pode modificar uma página em branco.”

Comparar a si mesmo com outros

Quando sua realização depende de se comparar com outros, sua felicidade não depende mais de você. Se você fez alguma coisa bem feita, as opiniões ou realizações dos outros não deveriam mudar sua opinião. É claro que você vai reagir a comentários, mas “dê um desconto” em sua avaliação – assim, sua auto-estima virá de dentro, não dos outros. Não importa o que outros pensem, você não é tão ruim – nem tão bom – quanto os outros dizem.

Resumindo

Quando você luta contra esses hábitos ruins, você tem dois benefícios – exercita o auto-controle, e elimina as “toxinas” que podem atrapalhar sua produtividade e sua carreira.

Gostou? Não? Quer outro assunto? Comente!

Se preferir, leia o original em inglês: 10 Bad Habits you Must Eliminate from your Daily Routine, por John Barney

Conheça os Cursos Gratuitos da Trilia

Responda nossa pesquisa e concorra a até dois Cursos por mês!

Visite nossa páginae inscreva-se – estamos sempre preparando novidades!

Curta nossa página no Facebook, para receber os artigos que publicamos semanalmente no blog.

Conheça nosso canal no YouTube e veja o que já estamos fazendo.

Um abraço,

Ricardo Monteiro – equipe Trilia

contribua com um comentário

Que tal um belo desconto nos cursos da trilia?
Responda o formulário

Workshop de Angular

Receba mais informações e participe deste evento!
ENVIAR
close-link