Propósito – Você sabe para onde sua “carruagem” está indo?

Escrever toda semana é “espeto”, como diriam os clássicos. A gente fica pensando em interessar – e principalmente beneficiar – os leitores, e ao mesmo tempo ficar na “linha editorial” da Trilia. Eu tinha pensado em falar da importância de empresários e funcionários buscarem treinamento constantemente, não esperar um pelo outro. Mas ontem de manhã aconteceu uma coisa interessante, que me fez pensar: Como está nossa visão de propósito?

Sinceramente, não sou muito “fã” de palestras motivacionais, etc.  Acho que na maioria das vezes princípios sólidos e úteis são “enterrados” sob frases de efeito, conceitos vazios, dinâmicas de gosto duvidoso, e “endeusamento” dos autores do gênero. Mas a palestra feita pela Desirée de Souza Freccia, além de interessante no conjunto, trouxe uma dinâmica que achei muito instrutiva:

A “Dinâmica da Carruagem” é a seguinte: Cada participante recebe um “apelido” específico – roda, passageiro, cocheiro, etc. –  e todos também são “carruagem”. Daí se lê uma história, e cada participante bate palmas quando ouv seu “apelido” específico, ou ao ser lida a palavra “carruagem”. No final da leitura parecia que a assistência estava respondendo bem… mas daí ela perguntou: E afinal de contas, sobre o quê mesmo era a história?

É claro que a maioria não lembrava – afinal, ela havia dado o foco nos personagens, e não disse nada sobre a importância do conteúdo. Mas para mim, a lição foi muito boa: Sabemos exatamente nosso job description, e muitos fatos sobre nosso “sobrenome” empresarial, mas sabemos realmente para onde estamos indo? Eu sou o “Ricardo, da Trilia”. Você talvez seja o “Bill Gates, da Microsoft” (pretensão, achar que ele está lendo – ele nem deve entender português…). Mas… você sabe para onde está indo sua Empresa?

Propósito é importante?

Normalmente, fala-se em Missão e Visão das Empresas – alguns vão um passo além e falam em Valores ou Princípios. Tudo isso é bom (se for realidade, e não apenas palavras), mas o Propósito é mais. Acrescenta um senso de objetivo, de ir em direção a alguma coisa mais nobre. A Visão é essencialmente “Empresarial” – liderança de mercado, referência no setor, etc. – mas o Propósito acrescenta um lado social, humano: “Queremos ajudar pessoas a crescer – ser melhores profissionais, colegas, vizinhos…”. Que tal? Isso ajuda muito na motivação dos funcionários, e o lado “$$$” acaba vindo junto, claro.

Se você pesquisar “dinâmica da carruagem”, vai encontrar várias aplicações – mas a Desirée usou uma aplicação mais ampla e proveitosa. Na maioria das vezes, nós sabemos bem o nosso “apelido” (função, descrição de cargo, procedimentos). Sabemos também o “apelido geral” (Missão, Visão, relacionamento com outros setores). Mas… não sabemos realmente onde a “carruagem” da nossa Empresa está indo. Sabemos que uma escola dá treinamentos, e uma empresa de assessoria auxilia na gestão empresarial – mas isso não é Propósito. Você sabe como funciona uma carruagem, e qual é o número do seu assento, mas… qual é o destino da viagem?

Uma declaração de propósito não pode ser apenas palavras

Diagrama de propósito

 

Quando se fala em motivação, a chave é ser genuíno. Esse é um dos motivos pelos quais sou meio “avesso” a palestras motivacionais – como é possível contratar alguém para nos motivar? Então, pense: O que você realmente quer da sua Empresa? Ou da sua vida? Seu objetivo em se tornar empresário é “simplesmente” ganhar dinheiro? Diga isso a seus funcionários – não tente colocar objetivos “transcedentais” que não vão sobreviver à primeira conversa no café. Dê a eles um propósito real, molde sua equipe ao propósito que você escolheu, e và á luta!

 

Exemplos de propósito

 

O propósito da Trilia

Se você ainda não percebeu…

Responda nossa pesquisa e concorra a cursos gratuitos!

Visite nossa páginae inscreva-se – estamos sempre preparando novidades!

Curta nossa página no Facebook, para receber os artigos que publicamos semanalmente no blog.

Conheça nosso canal no YouTube e veja o que já estamos fazendo.

Um abraço,

Ricardo Monteiro – equipe Trilia

contribua com um comentário

Que tal um belo desconto nos cursos da trilia?
Responda o formulário

Workshop de Angular

Receba mais informações e participe deste evento!
ENVIAR
close-link