Comunicação com clientes – qual a melhor forma?

Comunicação com clientes é um desafio – especialmente para novos vendedores. Você fez a visita, o cliente parece interessado… e agora? Qual a melhor forma de manter o contato “quente”?

Esse assunto é complicado, porque a venda é um processo complexo – desde o primeiro contato você já começa a “aprender” sobre seu cliente, e esse conhecimento acumulado deve servir como guia para cada passo.

Você conhece seu cliente?

Nas visitas anteriores o seu cliente ficou interessado? Fez perguntas? Se você ficou com a sensação de estar incomodando, o interesse é pequeno.

Email

Grau de interesse: alto

Essa é a forma mais fácil de não responder – simplesmente ignorar, dizer que não recebeu… use apenas para encaminhar ou confirmar alguma informação já tratada. Se o seu cliente ainda não estiver muito interessado, o e-mail não vai adiantar muito – pode até incomodar e afastar o cliente.

Mensagem (Whatsapp)

Grau de interesse: médio

Use para mensagens curtas (“Posso passar aí amanhã de manhã só para deixar um material adicional?”), para dar alguma resposta simples que ficou pendente.

Telefone

Grau de interesse: médio, pequeno ou indefinido

Use para confirmar recebimento/leitura de informação enviada (“só para confirmar se você recebeu a proposta”), para tentar um fechamento mais cedo (“então, gostou da proposta? Vamos começar a trabalhar juntos?”), ou ainda para agendar uma visita (“meu supervisor vai estar na cidade amanhã, podemos passar aí brevemente para responder suas dúvidas?”)

Visita

Grau de interesse: pequeno

Faça visitas breves a intervalos regulares (dependendo do que você vende), para manter ou aumentar o interesse – não esqueça: “Quem não é visto não é lembrado”.

Em cada visita, traga algo interessante para o cliente – alguma característica adicional do produto, por exemplo. Sempre pergunte primeiro ao cliente como estão indo as coisas [relacionadas ao que você está vendendo].

Como é o seu jeito?

Pela sua experiência, qual é a melhor forma de comunicação com clientes? Concorda com as sugestões do artigo? Quer dar alguma sugestão?

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